QUEM SOMOS
Ação Humanitária dos VOLUNTÁRIOS DO SORRISO levam serviços sociais, odontológicos e de lazer, para comunidades carentes no Rio de Janeiro.
A ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO SORRISO, CNPJ: 22.551.954/0001-25, é um Clube de Serviços que realiza anualmente um grande evento de mobilização e oferta de serviços sociais e de saúde em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Esta ação humanitária não tem vínculo político partidário nem religioso, oferecendo todos os serviços gratuitamente. Todo material e equipamentos utilizado nas ações dos VOLUNTÁRIOS DO SORRISO, são fruto de doações ou empréstimo consignado dos PARCEIROS que apoiam o programa, além de contribuições dos VOLUNTÁRIOS DO SORRISO. Esta ação reúne profissionais voluntários de diversas áreas, empresários, sociedade civil, profissionais liberais, entidades do terceiro setor, além da coparticipação de órgãos do serviço público municipal, estadual e entidades federais (vide link parceiros), buscando harmonizar uma ação coordenada em prol das comunidades carentes do Rio de Janeiro, com o lema de "Fazer o bem sem olhar a quem".
Esta Ação Humanitária dos Voluntários do Sorriso é coordenada por Cristiane Tavares (CRO-RJ 15761) dentista graduada pela USP. A ideia desse programa foi trazida para o município do Rio de Janeiro, depois que ela e seu marido Virgínio Vieira conheceram em 2012, um projeto semelhante na Bahia.
A 1a edição aconteceu em 2013, como um projeto piloto e para tal, foram convidados um grupo de voluntários do projeto Baiano e seus coordenadores, que juntos com Voluntários Cariocas, realizaram a primeira edição no Rio de Janeiro, contando também com atendimentos médicos além do atendimento odontológico. A partir da 2ª edição em 2014, o grupo carioca passou a priorizar o atendimento de saúde somente em odontologia.
Os Voluntários do Sorriso montam sua base em um equipamento público, escola ou vila olímpica, localizado na região das comunidades beneficiadas. Cada edição ocorre em dois finais de semana distintos. No primeiro fim de semana a triagem dos beneficiados é realizada por dentistas através de exame clinico, buscando identificar as maiores necessidades. Após a triagem os atendimentos propriamente ditos, são agendados para o final de semana seguinte de acordo com a disponibilidade de profissionais voluntários e material doado para a realização dos procedimentos.
No equipamento público escolhido, as salas são adaptadas durante o final de semana para funcionar como consultórios, central de esterilização, laboratório de prótese, odontopediatria, sala de espera, farmácia, etc. Na área de saúde são ofertados atendimentos odontológicos contemplando atividades como: aplicação tópica de flúor, restaurações de resina, extrações simples, confecção de próteses parciais removíveis provisórias, escovódromo e palestras educativas. Também é montada uma farmácia no local para a doação de todo medicamento prescrito durante a ação humanitária. São ofertados também outros serviços assistenciais como: corte de cabelo e atividades de lazer para as crianças com a presença de palhaços.
Para organizar e priorizar o atendimento junto as comunidades beneficiadas é obrigatório a apresentação, durante o acolhimento e triagem, do comprovante de residência e CPF, para maiores de 16 anos, ou a Certidão de Nascimento (nº da DNV), para menores de 16 anos.
Durante a triagem, as pessoas que necessitam de prótese parcial removível provisória, são submetidas a moldagem para a confecção e entrega das próteses em tempo hábil no segundo fim de semana da realização do evento. Como o material utilizado nas próteses são objeto de doação e os profissionais são voluntários, o número de próteses ofertadas é limitado a esta disponibilidade. No fim de semana da triagem também tem inicio as palestras educativas, pois os beneficiários assistem a uma palestra educativa para receber o atendimento e os demais benefícios ofertados durante o evento, buscando não apenas o tratamento curativo, mas também ampliar a informação das pessoas sobre a prevenção de doenças.
Após a realização do evento, uma equipe de voluntários retorna ao local da ação em finais de semana pré-agendados, para efetuar ajustes na prótese parcial removível provisória das pessoas que foram beneficiadas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.facebook.com/VoluntarioDoSorriso